Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

Hackers invadem site da Anatel e deixam recado

O site da Anatel foi invadido por um grupo de hackers brasileiros chamados “ProtoWare” no sábado (30/01), que após a invasão deixou um recado acompanhado por um funk do MC Bin Laden.

Ao entrar no site, a página sistemas.anatel.gov.br/jurandir.asp levava o usuário a uma outra página, onde tocava a música “Tá Tranquilo Tá Favorável” como som de fundo e enquanto isso a seguinte mensagem era exibida:

“Agência Nacional de Telecomunicações, você acaba de cair na hackeada da ProtoWave. Acho que tem um site no seu bug ademir. Se eu demorei 5 minutos pra invadir essa merda, quanto tempo a NSA levaria? xDD

coolmemes1993 greetz kain”

 

 

Após, o grupo ainda deixou um post no Facebook informando sobre a invasão, da qual além da “diversão”, também parece ter sido um alerta sobre as falhas de segurança que o site apresenta.

anatel protowave

A página do Habib’s também foi invadida pelo grupo ProtoWare em novembro. O motivo foi justamente o mesmo, segundo o próprio grupo explicou na época ao Motherboard.

“… o motivo das invasões foi alertar sobre o fato de um site desse porte, com centenas de milhares de informações de clientes, poder ser invadido em alguns minutos sem muito esforço, e muita gente atualmente usa isso para fins maliciosos. Mas o deface é a nossa forma de alertar o administrador do site sobre a presença da falha. E aproveitamos para deixar a nossa arte na página inicial do site.”

A música de fundo deixada pelo grupo foi Bololo Haha, também do MC Bin Laden.

Além disso, os hackers também costumam praticar um pouco de ativismo. O site da Odebrecht também foi alvo do grupo no mês de setembro, quando eles deixaram uma mensagem para os representantes da empresa pedindo que eles “parem de roubar”, dando referências à Operação Lava Jato e à Polícia Federal. E a Samarco, empresa envolvida na tragédia de Mariana também não escapou, tendo sido invadida no mês de novembro.

Vale informar que o portal da Anatel funcionava normalmente ontem (31), apesar da invasão.

Fonte:

http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000792060/hackers-invadem-site-da-anatel.html

http://optclean.com.br/hackers-invadem-site-da-anatel-e-deixam-recado/

http://www.aker.com.br/assunto/novidades/noticias/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s