Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

Gestor de projetos: profissional-chave durante a crise

A figura do gerente de projetos vem se tornando cada vez mais reconhecida na cultura empresarial brasileira. É ele o responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto e pode ser encontrado em todos os tipos de organizações – como funcionário, gerente, contratante e consultor independente. Com experiência, eles podem se tornar gerentes de programas (responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).

“Diante das mudanças tecnológicas e econômicas em ritmo acelerado, esse profissional faz parte do rol de atores extremamente estratégicos para qualquer instituição pública ou privada. Este profissional deve ter a habilidade de solucionar problemas, inovar e ser colaborativo. Ele é um profissional multidisciplinar e apresenta grande vantagem sobre as outras carreiras, pois tem a flexibilidade de atuar em diferentes segmentos”, conta a vice-presidente do Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute) de Minas Gerais – PMI-MG, Myrian Moura.

Segundo o diretor do PMI-MG, Leandro Siqueira, as empresas estão muito pessimistas diante da crise, mas é preciso pensar em longo prazo, para não tomar decisões precipitadas. “Por conta dessa retração no mercado é mais provável que as empresas cortem projetos do que a produção, mas em momentos como esse é preciso viabilizar mudanças. A gestão de projetos é indispensável para o sucesso dos negócios. O empresário precisa fazer projeções para o futuro e deve estar ciente de que esse cenário de instabilidade econômica um dia vai acabar. Se tiver um pensamento estratégico ele vai manter o projeto e estará muito à frente da concorrência quando essa crise passar”, reforça.

Ainda de acordo com os especialistas, não existe uma média salarial ou de remuneração de um gestor de projetos, pois ela varia muito em relação aos cursos realizados, às competências agregadas, às certificações conquistadas, ao segmento atendido e ao cenário de oportunidades que variam caso a caso.

Certificação:

Um dos objetivos do PMI-MG é estimular a capacitação e o desenvolvimento de profissionais de gerenciamento de projetos e para isso o instituto oferece um programa completo constituído por oito certificações para esses profissionais de todos os níveis de escolaridade e qualificação. As certificações são rigorosamente desenvolvidas por gerentes de projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO). No próximo ano, além de promover três cursos preparatórios para a certificação PMP (a mais reconhecida certificação em nível mundial da área de projetos), a filial mineira está buscando parcerias que viabilizem a realização de cursos para as demais certificações do instituto.

Sobre o PMI:

Uma entidade sem fins lucrativos, o PMI é das maiores instituições para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. Congrega mais de 700 mil filiados, sendo 370 mil certificados e milhares de voluntários, nas representações (filiais conhecidas como capítulos) em 185 países. O capítulo mineiro é reconhecido por ter tido em sua diretoria executiva profissionais de grande renome mundial na área de gerenciamento de projetos, como Ricardo Vargas, autor de quatorze livros e que tem portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares; Wagner Maxsen, ligado atualmente a projetos sociais da Organização das Nações Unidas (ONU); e Ivo Michalick, consultor de diversas empresas de grande porte e atual Mentor do PMI Global para o Brasil.

Fontes:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s