Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

Cloud Computing

Autor: Alessandro Cordeiro

Introdução

Cloud computing” ou “computação na nuvem” é um estilo computacional pelo qual as capacidades elásticas e escaláveis relacionadas com TI são oferecidas como serviços para clientes, usando tecnologias da Internet (Gartner Group, 2011). Apesar de se tratar, a princípio, de ideia bastante simples — consumir e/ou ofertar serviços de TI a partir da nuvem — há, ainda, muitos pontos de discussão quanto ao tipo de “cloud computing” e escopo dos serviços ofertados, tornando os detalhes nem sempre tão triviais.

Profissionais de TI e de negócios vêm perspectivas nessa inovação e têm opinião sobre ela; mas, ao mesmo tempo em que certos aspectos estão surgindo, estabelece-se certa confusão. Há fortes discussões sobre benefícios potenciais, problemas associados e redução de custos que possam acontecer ao se adotar “cloud computing”. O tema de redução de custos em TI é sempre recorrente, muito embora não se saiba bem ainda se “cloud computing” poderá, efetivamente, cortar custos organizacionais. O outro lado da discussão refere-se aos benefícios potenciais que poderão ser obtidos via adoção de “cloud computing”: agilidade, velocidade e inovação. Isso, no entanto, só poderá ser avaliado com a evolução do conceito.

O conceito está amadurecendo e evoluindo rapidamente, já traz impactos de longo prazo para a maior parte das indústrias. A quantidade de informações que atinge o mercado sobre “cloud computing” possibilita muitas discussões sobre o tema e torna difícil a compreensão das opções pelos compradores e da abrangência dos serviços que cobrem algumas alternativas:

a) infraestrutura de sistemas (ex: processamento dos dados, armazenagem dos dados);

b) infraestrutura de aplicativos (ex: servidores de processamento, bancos de dados);

c) aplicativos, serviços de informação (ex: pesquisas);

d) serviços associados aos negócios propriamente ditos (ex: atendimento de ordens).

Características Essenciais

Há algumas características que devem ser destacadas para o entendimento de Cloud computing:

a) Autosserviço por demanda: o consumidor pode unilateralmente provisionar recursos computacionais, como servidor de nomes ou espaço em disco, de acordo com sua necessidade, sem precisar de interação humana com o provedor de serviço.

b) Acesso por banda larga: recursos são disponibilizados pela rede e acessados através de formatos padrões por plataformas clientes heterogêneas, como por exemplo em celulares, laptops e PDAs.

c) Pool de recursos: recursos do provedor são combinados num modelo de multi-hospedagem, com recursos físicos e virtuais alocados dinamicamente, conforme a demanda. Existe uma sensação de independência de local, em que o consumidor não tem controle ou conhecimento da exata localização dos recursos, senão de uma forma genérica (país, estado ou centro de dados). Exemplos de recursos incluem espaço em disco, processamento, memória, banda e máquinas virtuais.

d) Elasticidade ágil: capacidades podem ser rápida e elasticamente provisionadas, em alguns casos automaticamente, aumentando ou diminuindo a utilização de recursos. Ele parecem ilimitados e podem ser adquiridos em qualquer quantidade a qualquer hora

e) Serviço mensurado: sistemas de nuvem controlam e otimizam o uso de recursos automaticamente, contabilizando o uso de recursos em algum nível de abstração, tal como o uso de espaço em disco, processamento, banda ou contas ativas. O uso de recursos pode ser monitorado, controlado e reportado de forma transparente entre o consumidor e o provedor dos serviços.

Modelos de Nuvens

Nuvem Privada: a infraestrutura de nuvem trabalha inteiramente para uma organização. Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada interna ou externamente.

Nuvem Comunitária: a infraestrutura de nuvem é dividida entre várias organizações e tem um conselho para tratar as preocupações comuns, como missão, segurança e políticas. Pode ser gerenciada por esta ou por um terceiro, assim como estar localizada internamente ou externamente às organizações.

Nuvem Pública: a infraestrutura de nuvem está disponível para o público em geral ou um grupo específico e é de propriedade de uma organização que vende serviços de nuvem.

Nuvem Híbrida: a infraestrutura de nuvem é uma composição de mais de um modelo de nuvem que funcionam como entidades separadas, mas usam tecnologias padrões que possibilitam a portabilidade de dados ou aplicações.

Modelos de Serviços

A computação nas nuvens nos oferece a grande quantidade de serviços. Elencamos alguns que são bastante cobrado por provas de concursos públicos:

a) Serviços de armazenamento de dados

b) Software como Serviço – SaaS

c) Plataforma como Serviço – PaaS

d) Infraestrutura com Serviço – IaaS

ARMAZENAMENTOS DE DADOS

Já deve ter acontecido de você, no trabalho ou na escola, precisar de um documento – como uma apresentação multimídia, por exemplo – e ter esquecido o arquivo no seu computador pessoal. Em outro momento, teve que levar aquele arquivo importante em um pen drive ou DVD para uma palestra profissional ou simplesmente para usar em outra máquina.

O armazenamento de dados nas nuvens resolve esses e outros problemas. Este serviço possibilita que arquivos possam ser armazenados em um computador nas nuvens, e sejam acessados a qualquer momento, de qualquer equipamento que tenha acesso à internet.

Existem serviços de armazenamento gratuitos e outros que nos cobram por espaço utilizado. O Google Drive, o Ubuntu One e o DropBox oferecem estes serviços gratuitamente. O MEGA, 4shared, Uploaded e entre outros, são exemplos de armazenamento de dados pago.

SOFTWARE COMO SERVIÇO – SAAS

O Software como Serviço, inglês Software as Service, é um modelo onde aplicativos são oferecidos como serviços para que clientes os acessem pela Internet. Existem diversos softwares que estão prontos para rodar nas nuvens. Podemos destacar o Google Docs e o Microsoft Office online.

As provas de concurso, em geral, discorrem sobre o Google Docs, porém não deixando de lado o Office online, desta forma você precisa saber que os dois são suítes de softwares que podem ser utilizados em escritórios. Eles contém softwares para processamento de texto, apresentação de slides, planilhas eletrônicas entre outros.

Na verdade, existe uma gama de organizações que disponibilizam uma enorme variedade de softwares online para facilitar as mais diversas tarefas do usuário.

PLATAFORMA COMO SERVIÇO – PAAS

A Plataforma como Serviço (Plataform as Service) é uma aplicação nas nuvens que tem as ferramentas necessárias para construção de aplicativos e serviços diretamente na Internet.

PaaS permite uma interação entre desenvolvedores de aplicativos em escala global, visto que podemos ter chineses desenvolvendo aplicativos juntamente com brasileiros e canadenses – cada um sem precisar sair de seu país de origem.

Uma conhecida empresa que oferece PaaS é a Microsoft, através da plataforma Windows Azure.

INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO – IAAS

Manter uma infraestrutura de servidores, cabeamento e hardware potente é algo dispendioso. Sem falar no custo da manutenção desse conjunto – que requer profissionais qualificados.

A Infraestrutura como Serviço possibilita que o cliente tenha à sua disposição um conjunto de hardware (servidores, roteadores, switches), inclusive podendo especificar a quantidade de recurso que deseja utilizar, aumentar essa quantidade destes recursos ou até solicitar um processador mais potente ou um aumento da quantidade de memória, na hora que lhe convier.

 A plataforma Windows Azure, Google App e a GoDaddy, por exemplo, oferecem este serviço.

 

Fonte:

 https://www.serpro.gov.br/conteudo-tecnologia/inovacao/computacao-em-nuvem

 http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/5721-cloud-computing-ou-computacao-na-nuvem.html

http://professorcarlosviana.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s