Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

União Europeia tenta acabar com controle americano da internet

Por causa do recente escândalo da espionagem norte-americana, a União Europeia apresentou hoje uma proposta para reduzir o poder dos EUA sobre a rede mundial de computadores. A iniciativa diplomática, segundo noticia o Estadão, será trazida a São Paulo em abril, quando haverá um encontro sobre este tema.

“Recentes revelações sobre a espionagem em larga escala colocaram em questão a liderança dos EUA no que se refere à governança da internet”, escreveu a entidade. “Dado o modelo centrado nos EUA de gestão da web, é necessária uma transição suave a um modelo mais global, mas que ao mesmo tempo proteja os valores de uma governança aberta.”

Dentre as propostas fornalizadas hoje está a descentralização do ICANN, órgão americano responsável pela distribuição de domínios, e a globalização das tomadas de decisão sobre garantias de estabilidade e segurança.

Para evitar que a internet seja usada por alguns governos para restringir liberdades, foi incluída também a intenção de impedir a criação de redes paralelas. Seriam criados novos organismos e fortalecidas as entidades globais.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/40275/40275

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s