Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

Tutorial Windows PE (Preinstallation Environment) para manutenção de sistemas operacionais Windows

Windows PE é um Sistema Operacional compactado gratuito que possibilita fazer implantações do sistema , além de poder efetuar reparos e solucionar problemas no Windows. A criação padrão do Windows PE já vem com suporte nativo à rede TCP-IP (como cliente) e conjuntos de drivers de dispositivos para Windows X86 (32 Bits) ou X64, AMD64 (64 Bits) que possibilitam o uso do mouse e dispositivos UFD (Unidade Flash Drive) DVD. Inicialmente, o Windows PE foi preparado com a finalidade de implantação do Windows em larga escala. Depois deste sistema iniciado, temos acesso aos compartilhamentos da rede local, possibilitando assim, iniciar a instalação do Windows. Hoje esta mídia tem sido criada também para solucionar problemas e reparos na instalação local.

Windows 8

Neste artigo apresentarei os passos para a criação desta mídia, mostrando a forma mais simples de criar a mesma. Também é possível customizar a criação do Windows PE através do Gerenciador de Imagens de Sistema do Windows, podendo incluir aplicativos e alterar configurações.

O primeiro passo a fazer é baixar o Windows ADK, que é uma coleção de ferramentas e documentações para automatizar a implantação do Windows. Dentre as ferramentas inclusas, está a de criação do Windows PE e o Gerenciador de Imagens de Sistema do Windows. Pode ser baixado clicando aqui e caso necessite de ajuda para a sua instalação, a Microsoft disponibiliza um guia que pode acessar clicando aqui.

Após ter instalado o Windows ADK, iremos iniciar o Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens . Como tenho instalado o Windows 8.1, os Tiles (Blocos) da instalação das ferramentas não foram adicionados na minha tela inicial, então o processo mais rápido e simples é clicarmos na  lupa (que aparece ao arrastarmos o mouse no canto superior direito para baixo), para localizarmos a ferramenta – como é mostrado na  imagem abaixo. No meu caso, digitei Ambiente e já localizou a ferramenta. Como iremos precisar de privilégios administrativos, clicaremos com o botão direto do mouse em cima dela e em seguida clicaremos em Executar como administrador:

windows-pe-1

Abrirá a tela de Prompt de comando já dentro da pasta do Windows ADK.

windows-pe-2

Digitaremos cd .. para retornarmos a uma pasta anterior e então digitaremos cd “Windows PreInstallation Environment” e clicaremos em <Enter> para entrarmos nesta pasta.

windows-pe-3

windows-pe-4

Já dentro desta pasta, vamos usar o comando dir <enter> para verificar o que temos nesta pasta. Observando a imagem abaixo, vemos que tem a pasta amd64 e a pasta x86. Ficará a critério de quem criar o disco do Windows PE para qual edição do Windows vai querer criar a mídia.

windows-pe-5

Então usaremos o comando copype.cmd amd64 e:\winpe_64, onde o comando copype.cmd servirá para copiar os arquivos necessários para a mídia. A opção amd64 é para copiar os arquivos referente a edição 64 bits e e:\winpe_64, será criada a pasta winpe_64 no diretório e: (é a partição que tenho no meu HD) e também copiará os arquivos para dentro desta pasta.

windows-pe-6

Ao terminar de copiar os arquivos, verificaremos que no prompt de comando estaremos dentro desta pasta criada.

windows-pe-7

Agora retornaremos à pasta de Instalação do Windows PreInstallation Environment (Windows PE). Caso não saiba como retornar para esta pasta, feche o Prompt de comando atual e execute novamente os passos iniciais deste tutorial até entrar na pasta do Windows PE. Já dentro desta pasta, iremos executar o comando MakeWinPEMedia.cmd para criarmos a imagem ISO para, então, gravarmos em uma mídia. Então digitaremos MakeWinPEMedia /ISO e:\winpe_64 e:\winpe_64.iso e clicaremos em <enter>, onde /ISO é o tipo de arquivo a ser criado, e:\winpe_64 é o diretório da mídia do Windows PE criada e o e:\winpe_64.iso é o arquivo de imagem criado no diretório e: e que será usado para gravar em uma mídia de CD ou também poderá ser usado para criar um pendrive inicializavel

windows-pe-8

Pronto! Agora esta criada a mídia do Windows PE para implantação do Windows 8 em larga escala ou até para reparar e solucionar problemas do sistema.

Windows 7

O processo é bem parecido como no Windows 8 mudando apenas o software a ser baixado e o comando para a criação da imagem ISO.

O primeiro passo é baixar o software Windows AIK (Windows Automated Installation Kit), que poderá ser baixado direto do site da Microsoft clicando aqui.

Gostaria de lembrar também que o pré-requisito para instalar o Windows AIK é ter o .Net Framework 3.5 ou superior instalado. Terminado de baixar o software, você verá que este mesmo está em imagem ISO. Não precisa queimar um DVD para usá-lo. É necessário apenas emular a imagem com algum software disponível no mercado, tal como o Virtual Clone, Daemon Tools, e outros. Ao instalar um destes aplicativos para montar imagens, clique com o botão direito do mouse em cima do software WAIK (Windows AIK) e depois em montar. Este processo difere de software para software e estou fazendo com base no Virtual Clone. Depois é só instalar a partir da imagem montada.

Ao terminar de instalar, clique no menu iniciar > Todos os programas > Microsoft Windows AIK e clique com o botão direito do mouse em cima de Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação e depois clique em Executar como Administrador, pois, esta ferramentas precisará de permissões administrativas para criar o Windows PE.

winpe_1

Abrirá a janela do Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação já dentro do diretório das ferramenta necessárias para a criação da mídia.

winpe_2

Conforme a imagem abaixo, executei o comando dir para mostrar para você o que consta neste diretório. Você pode ver que contêm as pastas amd64 para a criação da mídia na versão 64 bits e a pasta x86 para a criação da mídia na versão 32 bits.

winpe_3

Temos também neste diretório, o aplicativo de linha de comando copype.cmd que usaremos para criar o diretório com os aplicativos necessários para o Windows PE. Então iremos digitar o comando c:\copype x86 c:\winpe_x86, onde copype é o comando (não necessita colocar a extensão), x86 é a versão que escolhi para a criação da mídia e c:\winpe_x86 é a pasta que será criada e dentro dela armazenado os aplicativos do Windows PE necessários.

Você pode customizar o Windows PE adicionando ou eliminando aplicativos com os aplicativo imageX e peimg que vêm inclusos também no Windows AIK. O imageX é para montar a imagem winpe.wim, que fica dentro da pasta c:\winpe_x86, e o aplicativo peimg serve para adicionar pacotes à imagem. Este processo se faz após ao comando copype.cmd. Como o propósito deste artigo é fazer algo mais simples, não entrarei no mérito de customizar a mídia do Windows PE.

winpe_4

Ao terminar de criar a pasta c:\winpe_x86, será aberta a janela do prompt de comando já dentro desta pasta.

winpe_5

Agora iremos executar o aplicativo de linha de comando que irá criar a imagem ISOpara poder ser queimada em uma mídia de CD ou UFD (no caso pen drive). O comando é c:\oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\ISO c:\winpe_x86.iso, onde oscdimg é o aplicativo que irá criar a imagem ISO, etfsboot.com é o que fará a mídia bootável (as opções -n -b são necessárias para o aplicativo etfsboot),c:\winpe_x86\ISO é o caminho de origem onde está os aplicativos necessários para a imagem ISO e c:\winpe_x86.iso é a imagem que será criada no diretório raiz c:.

winpe_6

winpe_7

Pronto! Ao terminar a imagem estará criada no diretório “C:” e então poderá ser utilizada para gravar em uma mídia de CD ou em um pen drive.

Fonte: http://www.microsoft.com

http://www.profissionaisti.com.br/2013/10/tutorial-criacao-da-midia-do-windows-pe-preinstallation-environment-no-windows-7/

http://www.profissionaisti.com.br/2013/10/tutorial-criacao-da-midia-do-windows-pe-preinstallation-environment/

Deixe o seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s