Informações, Novidades e Empregos em Tecnologia e Concursos Públicos em TI

CUIDADO: O QUE VOCÊ POSTA NO FACEBOOK PODE CUSTAR SEU FUTURO EMPREGO

 

Maioria dos recrutadores elimina candidato da disputa depois de verificar informações inapropriadas em redes sociais.

Há algum tempo, as pessoas têm conhecimento de que empregadores verificam as redes sociais dos candidatos às vagas. Agora, uma nova pesquisa mostra que os recrutadores procuram por quais tipos de fotos e postagens no Facebook poderia impedir que um candidato em potencial consiga o trabalho perfeito.

“Os empregadores estão usando todas as ferramentas disponíveis ao seu alcance para garantir que tomaram a decisão correta na contratação, e o uso das redes sociais continua a crescer”, a vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder, Rosemary Haefner. “Para quem procura emprego, é essencial estar ciente de quais informações eles deixam disponíveis para os empregadores e gerenciar sua imagem online.”

Uma pesquisa online da Harris Interactive, realizada com 2100 gerentes de recursos humanos e contratação, mostrou que duas em cada cinco companhias recorrem a sites de redes sociais para pesquisar os candidatos às vagas. Os gerentes querem ter uma ideia do comportamento e da personalidade dos candidatos fora da sala de entrevista, para ver se eles se encaixam na cultura corporativa. O estudo foi conduzido pelo CareerBuilder, um grande site de empregos.

Verificando as redes

De acordo com o levantamento, os empregadores que eliminaram um candidato da disputa depois de pesquisar sites de mídia social relataram ter encontrado uma variedade de conteúdo preocupante.

Por exemplo, 50% descobriram que um candidato ao emprego tinha postado fotos ou informações provocativas ou inapropriadas. Outros 48% disseram que se desinteressaram por um candidato que postou informações sobre bebidas ou uso de drogas, enquanto 24% encontrou informações que mostrava que o candidato tinha mentido sobre suas qualificações.

O estudo também mostrou que 33% dos gerentes de RH descartaram um candidato que falou mal sobre um empregador anterior nas redes. E 28% não contratou alguém por conta de comentários depreciativos sobre sexo, religião, raça que o candidato fez em uma rede social.

“Ainda hoje, provavelmente será uma surpresa para os candidatos a emprego que suas mensagens nas mídias sociais desempenham um papel tão importante nas decisões de contratação – mas realmente não deveria ser”, disse Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group. “As pessoas que estão procurando empregos agora certamente devem entrar e vasculhar suas mensagens nas redes sociais para se certificarem de que estão limpos e livres de qualquer coisa ofensiva. Mas francamente, todo mundo provavelmente deveria prestar mais atenção ao que posta e em como isso pode parecer a alguém que não conhece pessoalmente.”

O lado positivo

Enquanto as pessoas se preocupam com as fotos em que aparecem bêbadas na festa de aniversário de 30 anos do seu colega de faculdade, há também boas notícias. Os gerentes também encontraram informações que aumentaram as chances de um candidato de ser contratado.

Metade dos entrevistados disse que eram mais propensos a contratar um candidato cuja rede social mostrou ser uma pessoa desenvolta e com uma vasta gama de interesses. E 46% dos gestores gostaram de candidatos que possuiam mensagens ou imagens que mostravam um lado criativo.

Então, o que as pessoas que buscam emprego podem fazem para se ajudar, além de não postar piadas ofensivas ou imagens picantes de si mesmos e seus amigos?

A CareerBuilder sugere que as pessoas façam pesquisas online de si mesmos, para que descubram o que os empregadores encontrarão. Se houver imagens, vídeo ou texto que podem impedi-lo de conseguir um emprego, apague.

Se já estiver no mercado de trabalho, esteja ciente de quais fotos você está sendo marcado e o que seus amigos estão postando. Só porque você está sendo cuidadoso, não significa que eles também estejam.

Os possíveis candidatos também podem usar as redes sociais para mostrar sua experiência, interesses e talentos, publicando informações sobre seus prêmios, atividades voluntárias e hobbies.

Fonte: IDG NOW

Anúncios

Uma resposta

  1. thoddy2013

    Poxa que matéria interessante é um tipo de informação muito relevante nos tempos atuais… chega até ser óbvio o fato das empresas buscar esse tipo de apoio né, poxa as redes hoje é universo que todos estão se inserindo… massa!!!

    setembro 7, 2013 às 1:25 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s